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Por AtaldaAlany
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No artigo 205 da atual Carta Constitucional Brasileira está claro que a educação é direito de todos. Entretanto, entre 200 milhões, 11 milhões de brasileiros são analfabetos segundo pesquisas feitas pelo Ministério da Educação. Tal contrariedade advém da desigualdade social presente na contemporaneidade, provocando assim a evasão escolar, na qual crianças desistem ou sequer ingressam na escola.
Nesse contexto, os contrastes sociais são fatores agravantes no aumento do analfabetismo no Brasil. Em referência a isto, o art. 5° da Constituição Federal do Brasil afirma que todos somos iguais perante a lei. Contudo, na realidade é muito diferente, há um forte menosprezo educacional para pessoas de baixa renda, gerando o analfabetismo, além de dificuldades nas relações profissionais e pessoais das mesmas. Desse modo, é imprescindível que as disparidades sociais sejam combatidas.
Ainda, uma das causas para o desprovimento de alfabetização para milhares de pessoas é a evasão escolar. Em relação a isto, na música "Cota não é esmola" de Bia Ferreira, a cantora afirma que o trabalho infantil, a humilhação e o preconceito são problemas enfrentados por muitas crianças pobres. Assim, são praticamente obrigadas a interromperem seus estudos. De certo, sendo inadmissivel a prática de tal ação.
Em virtude dos fatos mencionados, o analfabetismo precisa ser suprimido, sendo necessário a atuação de medidas interventivas. Portanto, o governo deve investir nas escolas públicas, oferecendo melhor infraestrutura e professores capacitados. Além, do Ministério da Educação, criar métodos por meio de gincanas e debates para atrair e manter crianças e adultos na escola. Para que assim, a sociedade se torne cada vez mais igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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