Avatar do usuário
Por EduardaBeatriz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#50201
O filme "Como eu era antes de você" retrata a história de um milionário que sofreu um acidente, ficou paraplégico e, consequentemente, entrou em depressão, cometendo suicídio, no final do filme. Apesar e ser uma ficção, isso ocorre de maneira análoga na sociedade, pois o portador de deficiência física constrói a sensação de limitação e sofre com a discriminação. Nisso, para combater o capacitismo (violência ou discriminação contra o deficiente) urge a análise dos desafios, sendo eles a influência da indústria do cinema e a falta de orientação educacional no Brasil.

Nesse contexto, é lícito destacar que o capacitismo recebe a influência da indústria cinematográfica pelo fato de abordar histórias de personagens que sofrem com a exclusão social, o que faz normalizar tal cenário preocupante. À luz dessa perspectiva, de acordo com o relatório da fundação "Ruderman Family Foundation", as séries de TV quase sempre retratam a deficiência como um estado indesejado, deprimente e limitador. Com isso, é fundamental que a temática em questão seja abordada de forma mais cuidadosa para que as produções dos cinemas sirvam de motivação e elimine a ideia de incapacidade de tal indivíduo.

Ademais, vale postular que a falta de orientação educacional também contribui para a persistência da problemática e, por isso é necessária a participação das instituições de ensino para proporcionarem aos deficientes uma maior inclusão social através da formação acadêmica. A partir disso, segundo o líder político Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo, sendo assim, é de suma importância evitar a normalização das ações violentas e discriminatórias que tais indivíduos recebem.

Portanto, diante das questões supramencionadas, é essencial a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Mistério da Educação- responsável pela qualidade educativa dos brasileiros- incentivar que nas escolas sejam abordados temas relacionados ao capacitismo por meio de palestras, debates semestrais e reproduções de filmes que retratem sobre histórias de superação e motivação, de forma lúdica. Feito isso, a finalidade é fazer com que seja formada uma geração que evite nutrir sentimentos depressivos e limitantes de forma contrária ao que ocorre no filme " Como eu era antes de você".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
867 Exibições
por GeovanaAnt
0 Respostas 
325 Exibições
por nahbelato
2 Respostas 
975 Exibições
por millenazxl
0 Respostas 
84 Exibições
por HIsaxs
0 Respostas 
85 Exibições
por Wagner29
Capacitismo em questão no Brasil
por joycechoise    - In: Outros temas
0 Respostas 
76 Exibições
por joycechoise
0 Respostas 
197 Exibições
por Bibizinha006
0 Respostas 
106 Exibições
por madu0090
Capacitismo no Brasil
por Bubblenana    - In: Outros temas
0 Respostas 
69 Exibições
por Bubblenana
A persistência do capacitismo no Brasil
por Lerdaco2    - In: Outros temas
4 Respostas 
138 Exibições
por Lerdaco2

No contexto atual em que se encontra a economia de[…]

O reconhecimento da contribuição das[…]

Não só no Brasil mais assim como em […]

É fato público e notório a im[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM