Nesse contexto, o discernimento é primordial para evitar a alienação. Segundo o filósofo pierre bordieu, " Aquilo que foi feito para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em instrumento de manipulação". A partir disso, é indubitável que a alienação é um meio avassalador, que pode ocasionar inúmeras adversidades, como transtornos psicológicos. Desse modo, uma grande parte da população se tornou vulnerável as mídias sociais. Consequentemente, aumento o número de jovens com ansiedade e depressão.
Além disso, com o bombardeio de informações, tal empecilho se tornou negligenciado. De acordo com o sociólogo Zugmunt Bauman, Na sociedade contemporânea, emergem o individualismo, a fluidez e a efemeridade das relações. Sob essa óptica, coincidentemente algumas práticas se tornaram fácieis em relação à tecnologia, mas algumas viraram problemas, como os fakes news e os haters. Logo, medidas devem ser tomadas para resolver esse impasse.
Portanto, é mister que o Gonverno tome providências para amenizar o quadro atual. Para o fim da manipulação na internet, urge que o gonverno implemente por meio de campanhas, um progama que alerte a população sobre tais práticas. Somente assim, será possível que a coletividade adquira circunspecção em relação a manipulação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.