Em primeiro plano, o problema da falta de recursos financeiros leva vários alunos a evasão escolar. Ademais, segundo dados do IBGE, 11,8% dos jovens pobres abandonaram a escola. Por outro lado, muitos adolescentes desistem dos colégios para trabalhar e ajudar no sustento de suas famílias, e também a falta de recursos financeiros para a compra de materiais escolares dificulta a permanência desses alunos em uma instituição de ensino.
Em segundo plano, a distância relacionado à falta de transportes escolares dificulta a ida de vários alunos a escola. Além disso, segundo dados do INEP, 11,2% dos alunos do ensino médio estão fora do ambiente escolar. Por isso, vários estudantes desistem de estudar, e consequentemente preferem procurar um trabalho, e assim muitos não concluem nem o ensino fundamental.
Portanto, conclui-se, que para diminuir os índices de analfabetismo no Brasil, o governo juntamente com o Ministério da Educação, deve criar um plano de auxílio estudantil, por meio de valores financeiros para ajudar nos gastos e transportes escolares para todos os estudantes, com o intuito de manter os alunos nas escolas, para que assim possam concluir o ensino médio e entrar em uma universidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.