Por Adelia
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De acordo Continuação Federal de 1988 norma de maior hierarquia jurídica do país, todos cidadãos devem ter o direito a educação. No entanto, no Brasil hodierno assiste-se ao flagrante desrespeito a carta magna, uma vez que a problemática da evasão escolar, falta de infraestrutura nos colégios e a desigualdade social tornam-se algo cada vez mais comum no país.
Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, ao menos 11 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais não são capazes de ler e escrever. Ainda apontam que o maior número de analfabetismo está concentrada nas pessoas com idades mais avançadas.
Muitas crianças e jovens de baixa renda não ingressam na escola ou simplesmente abandonam para assumir outras responsabilidade como trabalho infantil e cuidados domésticos. Também em muitos lugares do Brasil falta estrutura para ter uma escola em condições de abrigar crianças e jovens para alfabetização.
Sendo assim, consequentemente , o analfabetismo trará problemas ao indivíduo e ao país, como: exclusão social, baixa autoestima e dificuldade do cidadão de adentrar o mercado de trabalho e assim contribuir para os cofres públicos.
Em virtude dos fatos mencionados, conclui-se na expectativa de retardar o número de analfabetisados no Brasil, é nescessário que os Órgãos governamentais aumentem o investimento no ensino básico e em programas que incentivem o cidadão ao aprendizado por meio das mídias sociais e projetos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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