Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, ao menos 11 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais não são capazes de ler e escrever. Ainda apontam que o maior número de analfabetismo está concentrada nas pessoas com idades mais avançadas.
Muitas crianças e jovens de baixa renda não ingressam na escola ou simplesmente abandonam para assumir outras responsabilidade como trabalho infantil e cuidados domésticos. Também em muitos lugares do Brasil falta estrutura para ter uma escola em condições de abrigar crianças e jovens para alfabetização.
Sendo assim, consequentemente , o analfabetismo trará problemas ao indivíduo e ao país, como: exclusão social, baixa autoestima e dificuldade do cidadão de adentrar o mercado de trabalho e assim contribuir para os cofres públicos.
Em virtude dos fatos mencionados, conclui-se na expectativa de retardar o número de analfabetisados no Brasil, é nescessário que os Órgãos governamentais aumentem o investimento no ensino básico e em programas que incentivem o cidadão ao aprendizado por meio das mídias sociais e projetos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada