Em primeira análise é notório que o Poder Público não cumpre o seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos. Embora a elaboração da Constituição Federal seja baseada no sonho do bem-estar social de todos os indivíduos, incluindo as vítimas de estupro, isso não acontece de forma efetiva, uma vez que a cultura do estupro é um problema pertinente, no qual cresce gradativamente no território nacional. Desse modo, percebe-se que essa inaceitável questão de vulnerabilidade dos direitos humanos configura não só um irrespeito colossal, mas também uma desvalorização descomunal e, portanto, deve ser modificada em todo o território nacional.
Além disso, outro fator responsável pela permanência da problemática é a desigualdade social presente na sociedade brasileira. Nesse sentido, o Coeficiente de Gini foi desenvolvido com o intuito de medir as desigualdades de uma sociedade, por exemplo, de renda, de recursos e de segurança. Nessa lógica, de acordo com o índice de Gini, a desigualdade no Brasil teve um aumento considerável em 2017 decorrente da crise econômica, o que, consequentemente, prejudica o combate a cultura de estupro na sociedade brasileira até os dias de hoje. Portanto é inaceitável que o óbice continue a existir na sociedade, tendo em vista que a cultura do estupro é uma das razões para o prosseguimento do desequilíbrio social.
Depreende-se portanto, a urgência de novas medidas para reverter o impasse no Brasil. Para isso, a Globo deve criar um projeto que vise informar a população sobre o prejuízo da cultura do estupro no Brasil. Isso deve ocorrer por meio de propagandas televisivas e de reportagens, com a participação de profissionais e membros da comunidade, a fim de garantir os direitos dos indivíduos prejudicados e mobilizar a população. Feito isso, o Brasil poderá, gradativamente, mudar o quadro exposto pelo índice de Gini.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.