Inicialmente, compreende-se que ao permitir a falta de combate ao analfabetismo o Poder Público mostra-se negligente. Isso porque há uma falha no processo de fiscalização, uma vez que falta inspecionar com mais rigor a efetivação do ordenamento jurídico que prevê a ascensão obrigatória de crianças e adolescentes nas redes de ensino, prejudicando, dessa forma, o direito a educação destes. No entendo, nota-se que o governo não tem assegurado o bem-estar de toda a população, configurando a ruptura do contrato social teorizado pelo filósofo Thomas Hobbes do livro "Leviatã".
Além disso, destaca-se que existe a tendência de se atribuir toda responsabilidade aos demais integrantes da sociedade sobre o problema da falta de caminhos para o combate do analfabetismo. Porém, a própria omissão diante deste fenômeno não costuma ser percebida. Prova disso pode ser inércia individual perante perante a ausência de investimento financeiro estatal, posto que faltam verbas para efetivação dos transportes escolares, por exemplo, nas zonas rurais nordestina, comprometendo, dessa forma, o direito ao acesso a educação. Esse fato vem a fortalecer o discurso do filósofo Jean Paul-Sartre de que para algumas pessoas, "o inferno são os outros".
Convém, portento, ressaltar que o analfabetismo deve ser superado. Logo, é necessário exigir do Estado, mediante debates em audiências públicas uma maior inspeção nas legislações, priorizando acesso as de crianças e adolescentes nas instituições de ensino, com objetivo de ensinamento pleno a todos. Ademais, é fundamental sensibilizar a população via campanhas midiáticas produzidas por ONGs, com objetivo de se adotar uma postura não omissa diante da não alfabetização, potencializando, assim, a mobilização coletiva em prol do aumento de veículos escolares. Desse modo, assim como nos versos de Carlos Drummond de Andrade, é possível ter esperança de se enfrentar os entraves existentes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.