Primeiramente, deve-se ressaltar a falha governamental como um dos compiladores responsável para a escassez de água no Brasil, uma vez que a ineficiência de recursos hídricos no território nacional é uma realidade pertinente, no qual assombra diversos moradores de centros urbanos e áreas rurais. Nesse sentido, essa conjuntura segundo as ideias do filósofo Jhon Hobbes, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre a sua função de garantia que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a obtenção de recursos hídricos, o que infelizmente não é evidente no País.
Além disso, outro fator responsável pela permanência da problemática é a desigualdade social presente no Brasil. Diante disso, o Coeficiente de Gini foi desenvolvido com o intuito de medir as desigualdades de uma sociedade, por exemplo, de renda, de recursos e de educação. Nessa lógica, segundo o índice de Gini, a desigualdade social no Brasil teve um aumento considerável em 2017 decorrente da crise econômica, o que, consequentemente, prejudica a escassez de água no Brasil e a falta de recursos hídricos. Portanto, é inaceitável que o óbice continue a existir na sociedade, tendo em vista que a escassez de água e a falta de recursos hídricos é um dos motivos para o prosseguimento do desequilíbrio social.
Logo não há dúvidas de que é preciso que seja tomada uma iniciativa para solucionar o revés. Depreende-se portanto, a urgência de novas medidas para reverter o impasse no País. Para isso, a mídia deve criar um projeto que vise informar a população sobre a escassez de água no território nacional, por meio de propagandas televisivas e de reportagens, com a participação de profissionais competentes e de membros da comunidade, a fim de garantir os direitos dos indivíduos prejudicados e mobilizar a população. Dessa maneira, será possível que o problema seja solucionado gradativamente, com o propósito de estabelecer os elementos elencados na magna carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.