Por certo, para ser inclusiva, a educação precisa possuir um método de ensino menos seletivo. Segundo a educadora Maria Teresa, a escola trabalha com um padrão de aluno e quem não se encaixa nele fica de fora. Os estudantes precisam ter liberdade de montar sua grade curricular com base nas áreas que pretendem seguir. Ou seja, o modelo atual não se adapta a cada aluno, o desmotivando a continuar os estudos, além de não possibilitar a revelação de muitos talentos.
Além disso, o preconceito com alunos deficientes precisa ser combatido. Na série "Atypical", o protagonista Sam Gardner sofre preconceitos por conta de ser autista. Os alunos o chamavam de estranho e ficavam distantes dele. Cenas como essa se repetem também nas escolas brasileiras, sendo um empecilho para uma educação mais inclusiva.
Em suma, para se chegar à inclusão muitas mudanças serão necessárias. O modelo de ensino deve ser revisado com a adição da flexibilidade de disciplinas, por meio de uma mudança no currículo nacional, sendo isso responsabilidade do Governo Federal. Precisa ser de maneira gradual e rápida, oferecendo assistência aos pais e professores que tiverem dificuldade de adaptação, a fim de um ambiente escolar mais igualitário. Palestras sobre preconceitos e suas consequências devem ser estimuladas pelo Ministério da Educação para a diminuição do bullying.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.