Avatar do usuário
Por DavidBRBut
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#50049
Macabéia - personagem do livro "A hora da estrela", de Clarice Lispector - é uma jovem alagoana que, por não ter qualificações profissionais, tem dificuldades para se firmar em seu emprego. Embora seja uma obra ficcional, o romance explícita as dificuldades enfrentadas pelo jovem no mercado de trabalho. Nesse contexto, faz-se mister analisar tais problemas. Dessa forma, não há dúvidas que à exigência de qualificação e às deficiências do ensino básico devem ser superadas.

Em primeira análise, deve-se ressaltar as crescentes exigências profissionais como impulsionador da problemática. De acordo com o sociólogo francês Georges Friedmann, o mercado de trabalho tende a exigir, cada vez mais, que os profissionais sejam altamente qualificados. Entretanto, essa exigência impede, frequentemente, que os jovens possam ser empregados, pois estes indivíduos não possuem a experiência e a qualificação requisitada pelas empresas. Dessa maneira, está dinâmica social se torna, infelizmente, um desafio para a juventude.

Outrossim, é imperativo salientar as deficiências do ensino básico como um empecilho para os jovens. Segundo o economista e diplomata brasileiro Roberto Campos, o problema mais grave do Brasil é a precária situação do ensino fundamental. Sob esse viés, nota-se que, apesar de seu diploma, os recém chegados no mercado de trabalho não são prestigiados, visto que, em razão da defasagem da educação básica, as empresas não consideram está formação suficientemente qualificadora. Assim, entende-se, que o sistema educacional contribuí com a situação-problema ao não ser eficiente em formar profissionalmente o indivíduo.

Em suma, os problemas enfrentados pela juventude no mercado de trabalho devem ser superados. Nesse sentido, urge que o Poder Executivo, por meio do Ministério da Economia, deve criar programas sociais que qualifique, efetivamente, os jovens para diversas profissões, a fim de garantir que todos os cidadãos possam participar do mercado de trabalho. Além disso, o Ministério da Educação, deve realocar recursos orçamentários para o ensino básico para permitir a ampliação e melhoria da educação ofertada nas escolas, com a intenção de que todos os indivíduos se formem devidamente capacitados para a vida profissional. Feito isso, histórias como a de Macabéia deixarão de refletir a sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
178 Exibições
por Hebny
0 Respostas 
191 Exibições
por mariacla1243
0 Respostas 
234 Exibições
por Edmilly
0 Respostas 
151 Exibições
por sofiaepifas
0 Respostas 
366 Exibições
por Dudaxsi
0 Respostas 
48 Exibições
por kauandaniel
0 Respostas 
92 Exibições
por Irisbiehbb
Os desafios da mulher no mercado de trabalho
por sabrinaaas    - In: Outros temas
0 Respostas 
79 Exibições
por sabrinaaas
3 Respostas 
142 Exibições
por Jp1358
0 Respostas 
265 Exibições
por kleytto

Desde o advento da Revolução Industr[…]

Katsmoking lais458 Felipe082 podem corrig[…]

A solidariedade pode ser uma grande qualidade do s[…]

Desigualdade social

A desigualdade social é um problema que afe[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM