Por conseguinte a desvalorização da ciência no Brasil é perceptível desde os primeiros anos do ensino fundamental, essa situação evidencia a falta de investimentos do governo para ampliar o setor científico e consequentemente o interesse dos jovens.
Outrossim, em meio à pandemia a grande expectativa por uma vacina contra a COVID-19 ressalta a necessidade do apoio de políticas públicas para a construção do conhecimento científico, para que haja novas descobertas que poderiam ajudar a desenvolver o país e o mundo. Ademais, nos países mais ricos a ciência é considerada fator determinante para inovação e consequentemente o desenvolvimento econômico. Dessa maneira, fazem grandes investimentos nessa área. O Brasil por outro lado, segue o caminho oposto, com cortes no orçamento e despreciação desse setor .
De acordo com o cientista Carl Sagan , vivemos em uma sociedade extremamente dependente da ciência e da tecnologia, e que quase ninguém sabe sobre a importância dessas ferramentas. Com isso, a população brasileira fica restringida e não atribui a mesma prioridade que oferece a área da saúde ,sem muitas vezes saber que só existem avanços nessa área graças as pesquisas e o método científico.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Logo, para a superação desse cenário preocupante, é papel do Ministério da ciência, tecnologia e comunicações criar centros de pesquisas com ampla infraestrutura e dotados de tecnologia avançada, que reúnam os cientistas em prol do surgimento de inovações que possam ser implantados na sociedade, de modo a promover o desenvolvimento social e econômico do país. Ademais, o governo federal deve instituir a ciência como área prioritária de investimentos ao lado da educação e saúde ,visto que ,estamos enfrentando uma pandemia. Nesse âmbito será possível a valorização necessária do campo científico no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.