Sob esse viés, pode-se citar como impulsionadora dessa causa a questão cultural. Já que, no passado fumar era um hábito comum, como retratado na série "Os Brigertones" da Netflix, que se passa no século 19, tais hábitos, mesmo com diminuição, se perpetuam até os dias atuais onde os jovens são o público mais atingido.
Ademais, vale ressaltar a postura governamental que vem deixando a desejar nesse assunto. Por consequência estima-se que os fumantes atuais consumam cerca de 6 trilhões de cigarros todos os anos. Por isso, os jovens muitas vezes sem as instruções corretas e com o acesso fácil à tais substâncias acabam se "deixando levar". Assim é possível ver a omissão do Governo que influencia na vida de muitas pessoas.
Conclui-se então, que medidas precisam ser tomadas para diminuir o tabagismo no Brasil. Portanto, o Governo em conjunto com o Ministério da Saúde devem promover campanhas de conscientização da população. Devem fazer panfletos e vídeos explicativos sobre os riscos à saúde, com ênfase na população jovem do país . Para que assim, todos vejam os perigos de tais atos e busquem prazer e felicidade em formas mais seguras de lazer.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.