Primeiramente, é preciso salientar que a falta de conhecimento é uma causa clara do problema. Segundo o filósofo Schopenhauer, os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Diante disso, se uma pessoa não tem conhecimento dos malefícios de uma má alimentação, não saberá as consequências que causará à saúde.
Ademais, outra causa para a configuração do problema é a lacuna educacional. Nessa perspectiva, alude- se ao pensamento de Paulo Freire, ao evidenciar que: "se a educação não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Sob essa lógica, a escola é fundamental para a criação do conhecimento correto em todas as áreas. No que tange aos efeitos dos maus hábitos alimentares para a sociedade brasileira, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de prevenir o problema.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com o Ministério da saúde, promovam espaços para debates sobre a questão no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período contraturno, contando com a presença de professores e com especialistas no assunto, como os nutricionistas. Podendo ser aberto à comunidade, a fim de se tornarem cidadãos atuantes. Assim, os dados mundiais serão revertidos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada