Em uma primeira análise, é notório observar os aspectos culturais da educação brasileira, ou seja, os métodos que colocam a internet como uma vilã, o que deve ser o oposto já que ela é um grande apoio ao aprendizado. Isso se deve a uma carência informacional sobre essas tecnologias e métodos ultrapassados onde apenas o professor e os livros são a fonte de conhecimento.
Em uma segunda análise, nota-se uma enorme desigualdade na educação pública e privada em relação aos meios tecnológicos, além de escolas não terem condições para contar com salas de informática possuindo computadores, tablets e outros aparelhos eletrônicos, muitos alunos não possuem até mesmo celulares para conseguirem o acesso à Internet. Isso é consequência de um descaso governamental sobre a rede pública de ensino no Brasil, que não valoriza a educação como meio de desenvolvimento do país e toda a sociedade, não investimento, tanto na infraestrutura escolar e também em tecnologias nas escolas.
Dessa forma, além de mudar o conceito sobre a internet na educação e de suma importância que haja mais investimento em tecnologias na Rede pública, a educação escolar caminha a cada dia para um ambiente mais tecnologico, assim tirar de milhares de jovens o acesso à essas informações será um atrasado para todo país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.