Em primeira análise, percebe-se que uma das principais causas dos desafios da educação a distância no Brasil é a falta de recursos públicos. O filósofo Sêneca afirma que " a educação exige maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida", seguindo essa afirmação é possível perceber que os alunos de baixa renda, que não tem condições de comprar um aparelho ou não tem uma internet de qualidade, acabam sendo prejudicadas por essa causa, pois sem o conhecimento que era para ser adquirido, segundo constituição, esses estudantes futuramente não terão muitas oportunidades de emprego. Ademais, o mau uso das redes sociais e as dificuldades dificuldades de diversos professores para lecionar a distância também serão consequências da falta de recurso, pois em várias escolas públicas não tem computadores suficientes para todos, por isso tanto os educadores quanto os educandos tem uma certa dificuldade de usar tais recursos para um ensino EAD.
Além dos fatos mencionados, a lacuna na cultura da Auto aprendizagem é outro fator para o desafio de ensino à distância. É notório que muitos aprendizes não costumam ter a iniciativa de estudar por si só, isso ocorre, em alguns casos, porque tais pessoas não têm motivação ou propósitos de vida para incentivar- lá a estudar e não ver objetos ou ações de pessoas próximas que influencie no processo de autoaprendizagem.em decorrência dessa causa a evasão escolar é muito alta nos EADs brasileiro.
Em suma, é preciso reverter a falta de recursos, bem como a lacuna na cultura de auto-aprendizagem para que os desafios com a educação a distância sejam resolvidos. Os governantes de cada município poderia distribuir material de apoio, como notebooks , tablets computadores..., por meio de escolas e ONGs, com a finalidade de incluir a população carente no âmbito de EAD com os recursos necessários para isso. Tal ação, ainda, deve ser feita com melhoramento de sinal de internet nas zonas rurais dos municípios de cada estado. A partir dessas informações, é possível desenvolvimento de um Brasil melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada