A priori, é notório que o maciço silencimamento da questão auxilia na conservação do infortúnio. De acordo com Marilena Chaui, filósofa brasileira "a apatia social é, pois, uma forma passiva de fazer política.". Nessa perspectiva, a falta de engajamento social em torno de debates que demonstram as reais consequências do tabagismo entre jovens dificulta a resolução do problema, pois este se torna omisso sob viés público. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo massivamente aumentaria a chance de atuação sobre ele.
Além do disso, outra dificuldades enfrentada pelo combate ao tabagismo é a questão do consumismo pos-moderno. Segundo o filósofo Zygmunt bauman, em sua obra "Modernidade líquida", o consumismo hodierno não diz respeito a satisfação de necessidades, mas sim a busca incessante por adequação e inclusão social. Por essa ótica, pode-se concluir que a utilização de tabaco por determinados jovens ocorre em prol da procura por inserção no corpo social, refletindo assim um problema social.
Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para resolução dessa problemática. Nesse viés, o Ministério da educação em conjunto com as intuições educacionais, deve, por meio de palestras e campanhas publicitárias nos meios de comunicação e nas escolas, promover debates na sociedade acima dos riscos de se consumir tabaco na juventude, a fim de mitigar o conceito de naturalidade imposto sobre o seu uso e assim minimizar o tabagismo entre jovens brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.