Primeiramente, é preciso salientar que o silenciamento é uma causa latente do problema. Segundo Habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Diante disso, verifica - se uma lacuna em torno dos debates sobre o mal da ansiedade na sociedade , o que contribui com a falta de conhecimento da população sobre o tema, o que torna sua resolução mais dificultada.
Em uma segunda análise, outra causa para a configuração do problema é a lacuna educacional. De acordo com o Filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, à como base uma lacuna educacional. No que tange à ansiedade verifica - se uma forte influência dessa causa , uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema , visto que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.
Portanto, uma intervenção faz - se necessária.Com isso, é preciso que as escolas em parceria com as famílias promovam palestras de exposição e debates em torno do tema no ambiente escolar, de modo a serem realizados nos finais de semana . Contando assim, com a presença de alunos, familiares e especialistas no assunto, como também de pessoas que sofreram ansiedade mais que conseguiram combate- lá. Além disso, tais eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a seriedade da ansiedade na sociedade contemporânea ajudando a tornar tal tema não mais silenciado e sem solução. A partir dessa ações poderá se consolidar um Brasil melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.