Em primeiro lugar, o governo brasileiro detem grande parcela da culpa no desenvolvimento negativo da problemática. Segundo a Constituição de 1988, o direito a educação é inerente a todo cidadão. No entanto, esse direito não é aplicado de forma concisa, resultando na privatização da tecnologia. Pois, o governo nao investe nesse parte da sociedade, que nao tem condições de aquirir tais tecnologias, sendo também, privatizadas da educação, que se torna possivel apenas para a alta classe da sociedade.
Por conseguinte, a falta de ética da população, com os cidadaos menos afortunados, também implica na constancia da problemática. De acordo com Kant, a ética é uma ação individual humanitária. Nesse viés, a população mais afortunada, exclui os que são analfabetos digitais, por simplesmente não se encaixarem no mesmo molde, e também nao ensinam a comunidade menos afortunada a usar tais tecbologias. Caracterizando assim, infelizmente, em uma falta de ética.
Por fim, uma mudança é extremamente necessaria. O governo brasileiro, por meio de uma lei, obrigará o investimento de equipamentos tecnologicos - como computadores, "notebooks" e "tablets"-, para pessoas com baixas condições financeiras. A fim de torna-las alfabetizadas e também devolver-los um dos direitos primordiais da Constituição: a educação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.