Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o abandono infantil pelo lado paternal, deixando assim um espaço vago na criação. Como dizia o pensador Thomas Hobbes “ O Estado é responsável por garantir o bem-estar da população”, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, os pais da criança sentem-se livres para fugirem das suas obrigações, sem que cheguem a pensar na forma de desenvolvimento emocional e estrututal da um menor de idade. Dessa forma, tratasse mesmo até de possíveis traumas durante o percurso de crescimento da vida infantil.
Pode-se mencionar a falta de desinteresse paternal como fator principal causa como responsável pelo problema. De acordo com o pensamento marxista, priorizar o bem pessoal em detrimento do coletivo gera inúmeras dificuldades para a sociedade. Ao demonstrar desinteresse particular, crianças sentem-se abandonadas, deixando toda uma enorme responsabilidade para a parte maternal que possivelmente, possa não possuir boas condições financeiras ou até mesmo forças suficientes para a crianção.
Infere-se, portanto, que assegurar a baixa média de abandono é um enorme desafio na sociedade brasileira. Sendo assim, o Governo Federal, como instância máxima de administração executiva, deve atuar em favor da população, através da criação de leis que proíbam todos os erros paternais em relação a esse assunto, a fim de que todos que utilizam essa prática sejam punidos e a bem-estar seja assegurada. Além disso, a sociedade deve se manifestar, por meio de campanhas de mobilização e denúncias para que os indivíduos sintam-se pressionados pela população e sejam obrigados a abandonar a prática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.