Atualmente, observar-se que os pais não incentivam e motivam o hábito de se ler aos filhos, porém, é de mera importância o incentivo dessa prática às crianças. Ademais, essa prática têm vários pontos positivos tais como:uma melhoria na interpretação, memória, sabedoria e no julgamento desse leitor. "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" isso foi dito por Nelson Mandela, ter essa educação pode melhorar o mundo e deixar pessoas mais sábias através dos livros. Porém, essa ausência trás um tipo de deficiência na escrita das pessoas, também deixando o vocabulário raso.
Ademais, observar-se a leitura na escola como obrigação, para se fazer trabalhos e atividades, portanto, os jovem não gostam de ler uma página ou mais, pois na escola não há motivação para se fazer como algo divertido. As escolas precisam mostrar aos adolescentes os lados positivos dessa prática, através dos professores estimulando os alunos a se interessar por isso. Ainda mais, há uma diversificação de livros sobre vários assuntos a qual pode interessar o leitor, entretanto, as pessoas não buscam se aventurar nesse mundo mágico.
Depreende-se, portanto, a necessidade dos ambientes escolares e familiares de motivar jovens e crianças a ter o hábito de ler, mostrando esse hábito como algo bom. Também o MEC deve fazer uma campanha de doação de livros e mostrar a diferença que faz se lê, através de propagandas e pôster no ambiente escolar. A fim de incentivar os adolescentes, assim se consolidará uma sociedade mais sábia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.