Primeiramente, é preciso salientar que a falha educacional alimentar nas escolas é uma causa latente no problema. Segundo Nelson Mandela " a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo". Diante disso, verifica-se um vazio em torno da reeducação alimentar, o que contribui com o aumento da obesidade de crianças e jovens no Brasil, tornando a resolução mais dificultada.
Em segundo plano, outra causa para a configuração do problema é a falta de influência midiática e no ambiente de trabalho. De acordo com Dr. Lair Ribeiro "quem não arruma tempo para cuidar da saúde, terá que ter tempo para cuidar da sua doença". Sob essa lógica, se há um problema social há como base a falta de incentivo a resolução do problema. No que tange ao combate a obesidade, a imprensa não tem cumprido seu papel de publicar propagandas e receitas de alimentações saudáveis.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que as escolas , em parceria com nutricionistas promovam aulas de no mínimo 1 hora com foco na importância de incluir frutas e legumes em sua alimentação diária e incluí-los no cardápio escolar, além disso é importante que empresas adotem 10 a 15 minutos de algum tipo de atividade fisica, yoga ou aquecimento antes dos expedientes para que haja a diminuição do estresse e da ansiedade que são fatores que levam também ao excesso de peso. A partir dessas ações , se consolidara um Brasil melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.