Por johngabriel
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#48989
Policarpo Quaresma, protagonista de Lima Barreto, do clássico livro “O triste fim de Policarpo Quaresma”, tem como sua característica mais marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. No entanto, a ineficaz formação educacional de surdos torna o país ainda mais distante do imaginado pelo sonhador personagem. Dessa forma, urge que medidas sejam tomadas para minimizar a objeção, que é motivada pela ausência de medidas governamentais e a falta de denúncia.

Inicialmente, deve-se destacar a má gestão política como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, segundo a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado proporcionar ações que certifiquem o bem estar dos cidadãos. Contudo, percebe-se uma falha no princípio da isonomia, uma vez que grande parte das Instituições de ensino existentes no território nacional não promovem a inclusão de deficientes em seus métodos de estudo.

Ademais, vale ressaltar que a situação é corroborada pela inexistência de denúncia. Dessa forma, de acordo com Hans Jonas, uma sociedade saudável é aquela que é capaz de reconhecer e amenizar suas enfermidades sociais. Entretanto, a população brasileira rompe com as ideias do filósofo alemão, visto que grande parte das pessoas não tem conhecimento de seus direitos, o que invalida a capacidade de opinar acerca da realidade em que se encontram. Logo, é inaceitável que isso continue.

Portanto, medidas são cruciais para resolver a má formação educacional dos surdos no país. Para que isso ocorra, o Estado deve destinar verbas para escolas e universidades nacionais, por meio do Instituto Nacional de Educação de Surdos, com o objetivo de alcançar aquilo que é exigido constitucionalmente e alcançar a utopia prevista por Policarpo Quaresma.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por johngabriel
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#48990
@Maquito @bylaabs @marliac Oi, é uma das minhas últimas redações até a chegada do enem, então poderiam dar uma olhada por favor? Ficarei muito agradecido (:
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Por joanavitoria
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#49500
johngabriel escreveu:@joanavitoria poderia dar uma olhada por favor? :D :D
olá! irei corrigir agora

medicina, direito, administração, engenharia: são atividades nobres e necessárias à vida. mas a poesia, beleza, romance, amor... são as coisas pelas quais valem a pena viver. - dead poets society.
0
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Por joanavitoria
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#49504
Olá!! Aqui está sua correção :)

Introdução

Policarpo Quaresma, protagonista de Lima Barreto, do clássico livro “O triste fim de Policarpo Quaresma”, tem como sua característica mais marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. No entanto, a ineficaz formação educacional de surdos torna o país ainda mais distante do imaginado pelo sonhador personagem. Desta* (ao se referir ao tempo presente - urge, é - se deve usar a desta; dessa se refere a algo no passado ou futuro - urgiu, irá-.) forma, urge que medidas sejam tomadas para minimizar a objeção, que é motivada pela ausência de medidas governamentais e a falta de denúncia.

Boa introdução, estruturada de forma clara e de fácil entendimento para o leitor.

Desenvolvimento I

Inicialmente, deve-se destacar a má gestão política como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, segundo a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado proporcionar ações que certifiquem o bem estar dos cidadãos. Contudo, percebe-se uma falha no princípio da isonomia, uma vez que grande parte das Instituições de ensino existentes no território nacional não promovem a inclusão de deficientes em seus métodos de estudo.

Seu desenvolvimento também está bom e bem estruturado, mas, para mim, você poderia ter argumentado mais acerca da problemática. Por que, por exemplo, apesar de existir uma lei garantindo o bem estar dos cidadãos, o ensino continua sendo deficiente? Seria bom você ter citado dados que validam sua argumentação.

Desenvolvimento II

Ademais, vale ressaltar que a situação é corroborada pela inexistência de denúncia. Desta* forma, de acordo com Hans Jonas, uma sociedade saudável é aquela que é capaz de reconhecer e amenizar suas enfermidades sociais. Entretanto, a população brasileira rompe com as ideias do filósofo alemão, visto que grande parte das pessoas não têm* conhecimento de seus direitos, o que invalida a capacidade de opinar acerca da realidade em que se encontram. Logo, é inaceitável que isso continue.

Gostei bastante do seu desenvolvimento II, você tem um ótimo repertório e sabe relacioná-lo com o tema. Contudo, como dito no desenvolvimento I, seria bom se você pudesse argumentar mais afundo acerca do tema; Por que as pessoas não têm conhecimento de seus direitos? Falta de ensino familiar e escolar acerca do tema, por exemplo? O que impede esse problema de ser resolvido? Dados acerca do tema também seriam bons aqui.

Conclusão

Portanto, medidas são cruciais para resolver a má formação educacional dos surdos no país. Para que isso ocorra, o Estado deve destinar verbas para escolas e universidades nacionais, por meio do Instituto Nacional de Educação de Surdos, com o objetivo de alcançar aquilo que é exigido constitucionalmente e alcançar a utopia prevista por Policarpo Quaresma.

O ENEM exige que você cite um órgão específico para atuar no problema. Qual parte do Estado deve destinar essas verbas? Talvez o MEC ou parcerias público-privadas? Ademais, consegui enxergar 4 critérios exigidos para a proposta de intervenção (agente, ação, meio e finalidade), porém acho que faltou o detalhamento. Se você colocasse, por exemplo, "[...] com o objetivo de tornar o ensino mais acessível para pessoas surdas no Brasil. Somente assim será possível combater os desafios para a formação educacional de surdos e, assim, alcançar aquilo que é exigido constitucionalmente e alcançar a utopia prevista por Policarpo Quaresma.", acho que sua conclusão ficaria mais completa.

Por fim, é isso. Sua redação está ótima, só ficou faltando, ao meu ver, problematizar mais os dois argumentos e finalizar a proposta de intervenção. Abraços!

medicina, direito, administração, engenharia: são atividades nobres e necessárias à vida. mas a poesia, beleza, romance, amor... são as coisas pelas quais valem a pena viver. - dead poets society.
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