Inicialmente, deve-se destacar a má gestão política como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, segundo a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado proporcionar ações que certifiquem o bem estar dos cidadãos. Contudo, percebe-se uma falha no princípio da isonomia, uma vez que grande parte das Instituições de ensino existentes no território nacional não promovem a inclusão de deficientes em seus métodos de estudo.
Ademais, vale ressaltar que a situação é corroborada pela inexistência de denúncia. Dessa forma, de acordo com Hans Jonas, uma sociedade saudável é aquela que é capaz de reconhecer e amenizar suas enfermidades sociais. Entretanto, a população brasileira rompe com as ideias do filósofo alemão, visto que grande parte das pessoas não tem conhecimento de seus direitos, o que invalida a capacidade de opinar acerca da realidade em que se encontram. Logo, é inaceitável que isso continue.
Portanto, medidas são cruciais para resolver a má formação educacional dos surdos no país. Para que isso ocorra, o Estado deve destinar verbas para escolas e universidades nacionais, por meio do Instituto Nacional de Educação de Surdos, com o objetivo de alcançar aquilo que é exigido constitucionalmente e alcançar a utopia prevista por Policarpo Quaresma.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.