Em primeiro lugar, convém ressaltar que a falta de acesso à educação afeta diretamente o analfabetismo digital, sendo este a consequência do primeiro. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 11 milhões de brasileiros não sabem ler nem escrever até os 15 anos, o que não deveria acontecer, já que a Constituição de 1988 garante ao cidadão o direito à educação. Conforme o dito, vê-se que uma pessoa sem conhecimentos básicos sobre a língua portuguesa jamais poderá se inserir no meio tecnológico, haja vista que ela não terá como explorar ou usufruir do que a tecnologia oferece. Logo, é notável que tal situação contribui para o problema e ainda traz um resultado, a exclusão digital.
Por conseguinte, é importante ressaltar que a exclusão digital deriva da escassez de conhecimentos tecnológicos, sendo que este acaba delimitando uma certa parcela de indivíduos que conseguem usar a internet de forma plena. De acordo com o site Forbes, 45% dos brasileiros sofrem exclusão digital, visto que eles não possuem entendimento necessário para o uso das redes. Análogo a isso, fica claro que esse grupo fica "de fora" de todas informações e utilidades que a internet oferece, sendo que isso acaba ocasionando uma frustação pessoal por não conseguir entender o que está acontecendo, gerando assim o sentimento de não pertencimento a uma nação. Desse modo, é necessário que medidas sejam tomadas.
Portanto, é urgente que essa adversidade seja solucionada. Assim, urge que o Ministério da Educação crie, por meio de verbas governamentais, palestras que ajudem os cidadãos a se incluirem nos meios digitais, a fim de que todos consigam usar essa ferramenta da melhor maneira possível. Essas palestras deverão ser realizadas nos espaços públicos, em que pessoas especializadas irão ensinar todos os mecanismos, para utilizar a internet, ao povo. Dessa maneira, a Revolução Industrial poderá ter o seu efeito em toda a sua totalidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 113
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.