Por Nathan007
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#49676
A Constituição Federal de 1988 - documento mais importante do País, prevê em seu artigo a universalização coletiva dos direitos iguais como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado na prática quando se observa a negligência estatal e a desigualdade social presente no Brasil. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Primeiramente, deve-se ressaltar a falha governamental como um dos compiladores responsável para a escassez de água no Brasil, uma vez que a ineficiência de recursos hídricos no território nacional é uma realidade pertinente, no qual assombra diversos moradores de centros urbanos e áreas rurais. Nesse sentido, essa conjuntura segundo as ideias do filósofo Jhon Hobbes, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre a sua função de garantia que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a obtenção de recursos hídricos, o que infelizmente não é evidente no País.
Além disso, outro fator responsável pela permanência da problemática é a desigualdade social presente no Brasil. Diante disso, o Coeficiente de Gini foi desenvolvido com o intuito de medir as desigualdades de uma sociedade, por exemplo, de renda, de recursos e de educação. Nessa lógica, segundo o índice de Gini, a desigualdade social no Brasil teve um aumento considerável em 2017 decorrente da crise econômica, o que, consequentemente, prejudica a escassez de água no Brasil e a falta de recursos hídricos. Portanto, é inaceitável que o óbice continue a existir na sociedade, tendo em vista que a escassez de água e a falta de recursos hídricos é um dos motivos para o prosseguimento do desequilíbrio social.
Logo não há dúvidas de que é preciso que seja tomada uma iniciativa para solucionar o revés. Depreende-se portanto, a urgência de novas medidas para reverter o impasse no País. Para isso, a mídia deve criar um projeto que vise informar a população sobre a escassez de água no território nacional, por meio de propagandas televisivas e de reportagens, com a participação de profissionais competentes e de membros da comunidade, a fim de garantir os direitos dos indivíduos prejudicados e mobilizar a população. Dessa maneira, será possível que o problema seja solucionado gradativamente, com o propósito de estabelecer os elementos elencados na magna carta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 165

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por jheromagnoli
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#49842
A Constituição Federal de 1988 - documento mais importante do país -, prevê em seu artigo < se não for citar em que artigo, então fica desnecessário] a universalização coletiva dos direitos iguais como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado na prática quando se observa a negligência estatal e a desigualdade social presente no Brasil. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Primeiramente, deve-se ressaltar a falha governamental como um dos compiladores responsável para a escassez de água no Brasil, uma vez que a ineficiência de recursos hídricos no território nacional é uma realidade pertinente, no qual assombra diversos moradores de centros urbanos e áreas rurais. Nesse sentido, essa conjuntura segundo as ideias do filósofo Thomas Hobbes, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre a sua função de garantia que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a obtenção de recursos hídricos, o que infelizmente não é evidente no País.
* Precisa organizar suas ideias na estrutura correta: apresentar o argumento + repertório (citação) + argumentação + arrematação

Além disso, outro fator responsável pela permanência da problemática é a desigualdade social presente no Brasil. Diante disso, o Coeficiente de Gini foi desenvolvido com o intuito de medir as desigualdades de uma sociedade, por exemplo, de renda, de recursos e de educação. Nessa lógica, segundo o índice de Gini, a desigualdade social no Brasil teve um aumento considerável em 2017 decorrente da crise econômica, o que, consequentemente, prejudica a escassez de água no Brasil e a falta de recursos hídricos. Portanto, é inaceitável que o óbice continue a existir na sociedade, tendo em vista que a escassez de água e a falta de recursos hídricos é um dos motivos para o prosseguimento do desequilíbrio social.

Logo, não há dúvidas de que é preciso que seja tomada uma iniciativa para solucionar o revés. Depreende-se portanto, a urgência de novas medidas para reverter o impasse no país. Para isso, a mídia < é importante especificar o agente, quem seria essa mídia? tem que dar nomes aos bois] deve criar um projeto que vise informar a população sobre a escassez de água no território nacional, por meio de propagandas televisivas e de reportagens, com a participação de profissionais competentes e de membros da comunidade, a fim de garantir os direitos dos indivíduos prejudicados e mobilizar a população. Dessa maneira, será possível que o problema seja solucionado gradativamente, com o propósito de estabelecer os elementos elencados na magna carta.

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por jheromagnoli
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#50089
@Nathan007, é dar um final ao seu argumento, você concluir aquela argumentação.

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