Em primeira análise, faz-se necessário destacar a ineficiência do Estado como fator fundamental para o agravamento do alto índice de analfabetismo no Brasil. Segundo a constituição de 1988, a educação de qualidade é direito de todo o cidadão e deve ser assegurada pelo Estado. Contudo, nota-se o descumprimento da Carta Magna, visto que o número de pessoas não letradas, no Brasil, é superior a 10 milhões de pessoas. É, pois, inaceitável que medidas efetivas para amenizar essa problemática não sejam tomadas.
Ademais, a desigualdade socioeconômica é um fator primordial para que haja evasão escolar, e por consequência disso o analfabetismo. De acordo com o índice de Gini -indicador que mede as desigualdades de um país- o Brasil é um país muito desigual, visto que a renda é concentrada em uma porção pequena da sociedade. Paralelamente, o número de crianças e adolescentes que abandonam os estudos para ajudar com o sustento da casa é crescente. Nesse viés, enquanto parcela do país for privilegiada, o direito constitucional será uma realidade distante para parte da população.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. O ministério da Educação órgão responsável pelo sistema educacional do país- deve criar projetos de alfabetização não só para crianças e adolescentes, mas também para adultos que por algum motivo abandonaram os estudos. Com isso, espera-se amenizar o triste cenário atual, além de garantir o direito constitucional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.