Primeiramente, deve-se discutir sobre a situação socioeducacional do Brasil. Na fase de amadurecimento do indivíduo menor de idade, é onde caracteriza-se boa parte de sua personalidade, por ser uma fase de maiores alterações físicas e psicológicas. Essas alterações podem sensibilizar o indivíduo de forma com que se torne momentaneamente vulnerável. O ambiente escolar, por sua vez, possui a intenção de conduzir tais indivíduos por educá-los e ensiná-los, além de disciplinas escolares, habilidades sociais para encaixá-los na sociedade. Quanto ao Brasil, a imoralidade social entre professor e aluno pode tornar o ambiente de estudo desorganizado, dificultando a aprendizagem.
Em segundo lugar, o agressor pode aproveitar-se de situações da vítima e utilizá-los para sua própria satisfação. Geralmente o agressor tende a ser algum familiar ou alguém próximo dos familiares, deixando a vítima sem escolha alguma, já que é dependente do agressor. O medo de denunciar pode acontecer por insegurança da vítima ou por baixo conhecimento da mesma. A insegurança da denúncia pode frustrar a vítima, permitindo levá-la a sérios distúrbios psicológicos como depressão, condutas antissociais, transtorno dissociativo de personalidade, e até fisicamente, como gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e suicídio.
Portanto, as escolas devem investir consideravelmente em projetos de educação sexual, visando conscientizar a todos dos perigos e crimes sexuais, para que as vítimas já estejam alertas e saibam exatamente o que deverá ser feito em casos de pedofilia, assim diminuindo as chances de abuso e exploração sexual para aqueles que logo já estarão mais conscientes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada