Primeiramente, deve-se ressaltar a falha governamental como um dos compiladores responsável para a falta de investimento em modalidades EAD. Essa Conjuntura segundo as ideias do filósofo John Hobbes, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre a sua função de garantia que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis. Nesse sentido, verifica-se que, infelizmente, mesmo após avanços constitucionais, ainda há uma deficiência em modalidades EAD, porque a estrutura das organizações educacionais públicas são ineficazes para suprir com qualidade o atendimento a os alunos.
Semelhantemente, salienta-se a desigualdade social como mais uma das causas dessa problemática, pois diversos estudantes residentes em áreas sem acesso a educação se torna um dos fatores determinantes para corroborar com esse fato. Segundos dados estáticos do Ibge, o maior índice de analfabetização pertencem as regiões Norte e Nordeste, consequentemente, localizam-se os estados com menores investimentos em ensino a distância em todo o Território Nacional e, por conseguinte, temas discutíveis como a "desigualdade social", tornou-se uma adversidade real na Nação brasileira, no qual aqueles cujo detém condições financeiras melhores retém acesso a os centros educacionais com mais facilidades, enquanto os indivíduos residentes em localizações afastadas das escolas e universidades não possuem esse privilégio. Portanto, indubitavelmente faltam medidas efetivas pelas autoridades competentes para resolver a falha no sistema educacional a distância.
Logo, não há dúvidas de que é preciso que seja tomada uma iniciativa para solucionar o revés. Por isso cabe ao Ministério da Educação, desenvolver projetos proficientes para o ensino EAD, por intermédio de investimento tecnológico, a fim de estabelecer de forma solucionável a educação a distância no Brasil. Assim, torna-se possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na magna carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.