O filme “Mãos Talentosas: a história de Ben Carson” aborda a vida de um menino que não tem condições para receber educação de qualidade. Na obra, a mãe do garoto percebe a situação e pega vários livros de seu trabalho, na busca de incentivar a literacia do filho. De maneira análoga à ficção, a realidade brasileira sobre a alfabetização na infância ainda é um dilema, afinal, a desigualdade social atinge diretamente o meio do educacional dos mais carentes, de forma que gera indivíduos com menos valores pessoais e pouca capacidade de socialização, desvalorizando ainda mais a importância dessa formação.
Em primeiro lugar, sabe-se que a principal causa dessa falha é, infelizmente, a desigualdade social, já que muitas crianças são colocadas para trabalhar e ajudar na renda familiar, em detrimento do tempo de estudo e do lazer. Além disso, quando conseguem frequentar a escola, a falta de materiais e de professores qualificados prejudicam o aprendizado e demonstram a precariedade do sistema educacional brasileiro.
Ademais, consequentemente, a ausência de alfabetização influencia diretamente no desenvolvimento das áreas pessoais e da socialização do futuro cidadão que, pela falta de convívio com outras crianças e de ensinamentos éticos, se torna menos empático e mais agressivo. Assim, a frase “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”, do filósofo Immanuel Kant, representa mais uma vez a necessidade da alfabetização na infância e, por consequência, no futuro do corpo social.
Infere-se, portanto, que a valorização do ensino é de extrema relevância para o bem-estar social. À partir disso, é necessário que o Ministério da Educação, juntamente com o Ministério das Comunicações criem organizações auxiliadoras que, por meio de programas infantis educativos, lecionem diariamente sobre temas diversos e importantes para formação do cidadão, como o respeito com os idosos, empatia com o próximo e até sobre o valor da escola. Dessa forma, a alfabetização atingiria um número maior de crianças e desenvolveria valores pessoais e éticos desde à infância.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.