Em primeiro plano, convém ressaltar que na Constituição Federal, art. 6, afirma ser dever do Estado assegurar o direito a moradia e dignidade humana a todos os cidadãos brasileiros. Ademais, art. 227, sendo também dever do Estado para com a população, de colocá-la a salvo de qualquer forma de negligência e opressão. Entretanto, contrariando a legislação vigente, dados do G1 São Paulo revelam que o número da população de rua aumentou 53% em 4 anos, assim como, a violência contra eles. Logo, o Estado mostra-se falho e negligente diante deste triste cenário.
A falta de empatia é debatida pelo filósofo polonês Zigmunt Bauman, que explica em sua teoria "Modernidade Líquida" como a sociedade atual encontra-se egoísta, de forma que, os valores coletivos são invertidos por valores individuais. Dessa forma, observa-se que a sociedade age de forma indiferente aos desabrigados, contribuindo negativamente com a falta de empatia eminente.
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para alterar este cenário. Para que isso ocorra, o Governo juntamente ao Ministério da Saúde, deve promover a reabilitação destas pessoas necessitadas - que por muitas vezes, têm vícios em drogas e/ou álcool, além dos transtornos mentais recorrentes - através da criação de programas de assistência social, a fim de encontrar as famílias responsáveis e ajudá-los a ter a dignidade garantida em lei. A mídia, por sua vez, a fim de gerar empatia da sociedades, através das redes sociais e TV aberta, deve promover campanhas conscientizadoras à respeito da realidade e dos fatores que levam as pessoas buscarem refúgio nas ruas. Assim, os índices de pessoas em situação de rua diminuirão, a assistência e direitos assegurados na prática, vão garantir a qualidade de vida e dignidade para aqueles oprimidos em sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada