Nesse contexto, os índios são tratados como inferiores desde os tempos da colonização. Nesse viés, a História confirma que os europeus consideravam-se como uma "raça superior" aos indígenas. Então, esse pensamento reafirma o preconceito contra os nativos, dificultando a socialização dos indígenas com o restante da população, assim agrava o problema.
Consequentemente, no século XXI, também houve uma perda de identidade e cultura. Ainda ao analisar o passado, havia a necessidade dos jesuitas catequizarem os índios, por serem povos inferiores, ou seja, eram impostos novos costumes. Por isso, mais da metade dos indígenas com cinco anos ou mais falam português, enquanto existem poucos falando a lingua de sua etnia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010. Assim, esse é um dos exemplos de como os costumes estão sendo esquecidos na tentativa daqueles povos terem um maior contato com a população em geral.
Portanto, é necessário reverter tal situação. Nesse sentido, a Secretaria da Cultura, junto com o Ministério da Educação, deve promover a valorização da cultura dos índios, por meio da realização de atividades educativas sobre as diferentes etnias, como palestras e eventos que tenham a colaboração dos nativos, a fim de que os costumes indígenas sejam vistos com naturalidade e valorizados, evitando o preconceito. Desse modo, essa cultura e seu povo não serão esquecidos.
@iris.s, sou suspeita para falar desse tema, acabei me inspirando em você, mas nem assim consigo sumir com meus erros
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.