Partindo desse pressuposto, é indubitável que o consumo consciente está diretamente relacionado a questões históricas. De acordo com Nelson Mandela "A educação é a arma mais poderosa em que você pode usar para mudar o mundo". Desde o advento da Terceira Revolução Industrial no século XX, o toyotismo buscou reduzir o tempo de duração dos produtos também chamado de obsolescência programada, desde então, formou-se uma sociedade consumidora que por falta de informação não reconhece o consumo inconsciente de produtos o que gera cada vez mais lixo e quando descartados podem demorar séculos para se decompor.
Outrossim, destaca-se as estratégias de marketing em nossos dias. De acordo com Stephen Hawking "A poluição, a ganância e a estupidez são as maiores ameaças ao planeta". A sustentabilidade atrai um número maior de consumidores para empresas que se preocupam com o meio ambiente, sendo assim, mesmo ao utilizar práticas e recursos mais baratos que prejudicam o planeta, tais instituições alegam ser sustentáveis, conhecido como: Greenwashing. Nesse contexto, é inaceitável que o governo ignore este assunto.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o consumo insustentável dos cidadãos. Destarte, com o intuito de mitigar os impactos ambientais nocivos da atividade humana, é necessário que o Ministério da Educação elabore aulas sobre consumo consciente nas matérias de sociologia e biologia afim de criar um pensamento crítico sobre indústria de consumo e onde somos inseridos. Ademais, é imperativo, que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(IBAMA) fiscalize todo o processo da empresa e todas as áreas, para avaliar se pode ser considerada sustentável ou é apenas uma tentativa de greenwashing, além disso a mídia é fundamental nesse processo, no qual atua como ferramenta publicitária através de post na internet e propagandas na TV. Em virtude disso, espera-se a corresponsabilidade ambiental no meio social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada