Por Alessandro2
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#49525
A Constituição Federal de 1988, em seu art. 6°, assegura o direito a educação como imprecioso a todos os cidadãos do país. Porém, ao observa-se o quadro atual, percebe-se uma perspectiva totalmente diferente, principalmente no que se refere à permanência escolar. Isso ocorre, sobretudo, não só com relação as condições socioeconômicas, como também, ao Bullying. Assim sendo, entender tais aspectos torna-se necessário.

Em vista desse problema, vale ressaltar às péssimas condições socioeconômicas como um dos fatores para a evasão escolar. Nesse sentido, tal problemática ainda persiste, pois à maioria dessas pessoas vive em situação de pobreza e miserábilidade, e além disso, na maior parte das vezes eles abandonam os estudos para poder trabalhar e ajudar nas despesas da casa. Segundo o IBGE, dos 10,1 milhões de jovens que param de frequentar à escola, 30,1% indicaram a necessidade de trabalho como a principal causa.

Além disso, o Bullying é outro motivo que contribui para esse excessivo número. Com base em um relatório produzido pelo UNICEF, 150 milhões de adolescentes sofrem dessa violência dentro das instituições de ensino. Logo, desenvolver soluções para combater esse problema é claramente imprescindível diante do cenário atual.

Diante do exposto, é evidente que o governo, a partir dos impostos arrecadados, crie mais programas sociais, e do mesmo modo, promova campanhas de combate ao Bullying nas escolas, a fim de que possamos viver em uma sociedade mais justa, onde os os dados do IBGE e UNICEF sejam contrários ao visto atualmente.



Olá!! Se poderem corrigir a minha redação, ficarei grato :D :D

@Ashiley
@AhNaoAna
@Geralcinoj
@Jeniffeeee
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por joanavitoria
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#49582
Alessandro2 escreveu:Olá!! Se poderem corrigir a minha redação, ficarei grato :D :D

@Bia2003
@AhNaoAna
@Geralcinoj
@Ashiley
@joanavitoria
olá! irei corrigir

medicina, direito, administração, engenharia: são atividades nobres e necessárias à vida. mas a poesia, beleza, romance, amor... são as coisas pelas quais valem a pena viver. - dead poets society.
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Por joanavitoria
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#49588
oi! eis aqui sua correção :)
P.S.: Os sinais de * se referem aos erros de ortografia/pontuação que eu percebi e corrigi ao longo da leitura.

Introdução

A Constituição Federal de 1988, em seu art. 6°, assegura o direito à* educação como imprecioso* (acredito que aqui você quis dizer imprescindível.) a todos os cidadãos do país. Porém, ao observar*-se o quadro atual, percebe-se uma perspectiva totalmente diferente, principalmente no que se refere à permanência escolar. Isso ocorre, sobretudo, não só com relação as condições socioeconômicas, como também* ao bullying* (não é necessário o uso de letra maiúscula nesse caso.). Assim sendo, entender tais aspectos torna-se necessário.

Sua introdução é boa e bem articulada. A apresentação do texto é clara, assim como a das duas problemáticas que irão ser desenvolvidas.

Desenvolvimento II

Em vista desse problema, vale ressaltar as* péssimas condições socioeconômicas como um dos fatores para a evasão escolar. Nesse sentido, tal problemática ainda persiste, pois a* maioria dessas pessoas vivem* em situação de pobreza e miserabilidade*. Além disso, na maior parte das vezes,* elas* (pois se refere a pessoas) abandonam os estudos para poder trabalhar e ajudar nas despesas da casa. Segundo o IBGE, dos 10,1 milhões de jovens que param de frequentar a* escola, 30,1% indicaram a necessidade de trabalho como a principal causa.

Como você pôde perceber, houveram alguns erros de pontuação, a maioria referente ao uso inadequado de crase e acento agudo, então isso é algo que vale a pena reforçar. Além disso, reparei que o primeiro período ficou muito longo, por isso separei com ponto final com o uso de conectivo que já estava no texto. Tirando isso, você possui ótima argumentação e sabe desenvolver a problemática.

Desenvolvimento II

Além disso, o bullying* é outro motivo que contribui para esse excessivo número (que número? se lembre de sempre especificar o que você está se referindo.). Com base em um relatório produzido pelo UNICEF, 150 milhões de adolescentes sofrem dessa violência dentro das instituições de ensino. Logo, desenvolver soluções para combater esse problema é claramente imprescindível diante do cenário atual.

Seu desenvolvimento II ficou bom, porém achei que você poderia ter argumentado um pouco mais; por que tantos adolescentes sofrem com o bullying? Quais são as consequências do bullying? O que impede o entrave de ser resolvido? São questões que valem a pena ressaltar.

Conclusão

Diante do exposto, é evidente que o governo (agente), a partir (modo) dos impostos arrecadados, crie (ação) mais programas sociais, e,* do mesmo modo, promova campanhas de combate ao bullying* nas escolas, a fim (finalidade) de que possamos viver em uma sociedade mais justa, onde (detalhamento) os os dados do IBGE e UNICEF sejam contrários ao visto atualmente.

Sua proposta ficou boa, apresentando todos os 5 critérios exigidos. No entanto, você precisaria especificar qual parte do governo será responsável pela ação. O MEC, talvez? Além disso, você utilizou de apenas um único período, sem separar o parágrafo em meio, começo e fim. Isso também é algo para se atentar.

No geral, sua redação ficou boa, você utiliza de argumentos claros e sabe desenvolver o texto. Eis alguns pontos que gostaria que você focasse:
- Estudar uso da crase, acento agudo e vírgula;
- Separação mais curta entre períodos (tente separá-los por começo, meio e fim, sempre se utilizando de conectivos);
- Problematizar mais a argumentação, pensando nas causas e consequências do problema;
- Utilizar de um órgão específico para a proposta de intervenção.

É isso. Você tem potencial, e se tirar bom proveito das dicas que eu te disse, você vai bem longe. Abraços <3

medicina, direito, administração, engenharia: são atividades nobres e necessárias à vida. mas a poesia, beleza, romance, amor... são as coisas pelas quais valem a pena viver. - dead poets society.
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Por Jeniffeeee
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#49694
@Alessandro2, oi! Não estou mais corrigindo redações até o ENEM :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
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