Diante desse cenário, a didática em docência do ensino superior(DES) implica no complexo processo de ensino de aprendizagem que envolve dois atores: o docente e o discente, ou seja, o professor e o aluno. Assim como, a defasagem dessas ações em incompatibilidade, aprimoração de novas habilidades e dinâmicas compensatórias, desestimulando o método de ensino docentes, porquanto a falta de estímulo familiar e os problemas com o acesso ao estabelecimento de ensino, embora não estejam diretamente ligados a escola, podem receber intervenções sociais, culturais e econômicas. Logo, o aprendiz por vezes desintrega como principal razão de não ocorrer recursos ou contéudos vigentes para uma motivação adaptativa que promovam o processo de inclusão de ensino-aprendizagem evidenciando um nível em discência educacional que necessita atenção e ensino mais delicado, pois suas práticas estão indeterminadas perante as capacidades pedagógicas que mencionavam tais favorecimentos conclusivos ao ensino discente e docente.
Ademais, em média 40,8% dos jovens não concluem o ensino médio até os 19 anos, em idade adequada. Assim como, englobando desde as dificuldades financeiras que obrigam os estudantes a trabalhar, falta de interesse ou motivação pelo processo de aprendizagem causam um despreparo profissional formal, tendo a ocasionar maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho, pois no mínimo obter a escolaridade básica em cena pode promover em partes benefícios para o cidadão na sociedade. Logo, tal como a remuneração torna-se mais difícil, as qualidades de serviços prestados nivelados para baixos índices gerando desmotivação mais abrangente e uma desigualdade social mais estimada, entre os 100 países com maior índice de desenvolvimento humano(IDH) o Brasil apresentava a terceira maior taxa de evasão escolar, assim motivos fixados ao trabalho, gravidez, problemas de saúde na família, de transporte ascenderam as respostas dos jovens cognoscentes que não conseguiram alcançar o objeto cognoscível, conhecimento, visando a formação humana em contexto situado.
Portanto, medidas estratégicas devem ser tomadas para alterar esse cenário. O Ministério da Educação(MEC) em conjunto com as escolas, devem fornecer práticas pedagógicas com intuito redobrado de caracterizar a atenção para o aluno desde suas primícias ao instituto educacional, adaptando modelos apropriados a cada jovem recorrente mantendo a eficácia de interesse ao ambiente estimado futurístico aos protagonistas, por meio disso, necessário pensar em políticas públicas em detalhamento a qualidade de ensino, acompanhamento frequente, ajudas e revertendo o máximo o aumento significativo da evasão no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.