Por TainaRosa20
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A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente à todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverbado com ênfase na prática quando se observa a educação, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Antes de tudo, deve-se ressaltar de medidas governamentais para combater o índice de analfabetismo. Desse modo seguindo as idéias do filósofo John Locke, configura -se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o direito a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais é fundamental apontar que a presença e exigência dos pais ou responsáveis com ralação aos estudos é de extrema importância para impulsionar a educação de jovens e crianças, já que o âmbito doméstico é tão importante quando o escolar. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Deprende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, para isso é imprescindível que o governo por intermédio de escolas comecem a exigir que todas as crianças e adolescentes sem exceções compareça as escolas todos os dias que haja fiscalizações severas. Para que a taxa de analfabetos diminua todas as escolas precisa disponibilizar vagas para que adultos analfabetos possa estudar, desse modo todos terá seu direito cumprido. Assim, se consolidará uma sociedade com menor taxa de analfabetismo, onde o estado desempenha seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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