Diante desse cenário, é lícito postular a negligência governamental como impulsionadora. Em 1930, Fernando de Azevedo condenou a eletização na educação brasileira, propôs uma escola pública, gratuita, leiga e obrigatória. Todavia, tal ato é apenas o início, levando em conta todas as dificuldades no acesso à educação de qualidade no país, ainda mais em áreas periféricas e rurais, com escolas distantes e um transporte público precário. A taxa de analfabetismo no campo chega a 23,3%, segundo dados da Universidade de Brasília.
Outrossim, vale também ressaltar a postura da família e sua intrínseca relação com a alfabetização, já que não é dado o devido suporte em casa, há pouco incentivo a leitura, muitas vezes os pais deixam a alfabetização apenas como função da escola.
Assim sendo, vê-se necessária a resolução de problemas com a alfabetização. Para isso, o Governo deve construir escolas em áreas mais afastadas dos centros, permitindo o acesso mais fácil à todos, disponibilizar os materiais didáticos necessários e também livros de leitura para incentivar as crianças a lerem, pode também criar campanhas de incentivação aos pais sobre a importância de alfabetização para os seus filhos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada