Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medida governamentais para combater a escassez de políticas públicas. Nesse sentido, tais políticas, cujo objetivo é amparar as pessoas que delas mecessitam, são insuficientes e geralmente não atacam a causa do problema, apenas tentam suprir as necessidades básicas de sobrevivência. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a moradia, o que lamentavelmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a ausência de empregos como impulsionador do surgimento da população em situação de rua no Brasil. Segundo dados do IPEA o Brasil tem mais de 100 mil pessoas em situação de rua. Diante ss tal exposto cada fja uma quantidade maior de pessoas que não se enquadram no atual modelo econômico é prejudicada, por exigir do trabalhador uma qualificação profissional, embora essa seja inacessível à maioria da população. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo, em parcerias com ONG's, por intermédio de serviços de assistência social que devem encaminhar essa população para o mercado de trabalho, proporcionando uma forma de sustento e independência, através de projetos de capacitação profissional com o objetivo de aumentar as chances dessa parcela da sociedade de conseguir emprego e moradia. Assim, tornar-se-à possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencadeados na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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