No Brasil 7% da população com 15 anos ou mais é considera analfabeta, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2017 que representa 11,5 milhões de pessoas. Índice preocupante e que aumenta diariamente, ou seja, jovens que não tiveram a oportunidade de frequentarem uma instituição de ensino, estão sem acesso a esse direito deles e acabam começando a trabalhar desde da infância.
A alfabetização é a base para uma educação construtiva, e que ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos. É notório o desenvolvimento de crianças e jovens que tem acesso a educação.
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver esse problema. Deve ser entregue a câmara dos deputados um projeto de lei , que inclua toda uma ação voltada para as pessoas menos favorecidas a ter acesso a uma instituição de ensino. Para mais, o ministério da educação deve por meios de verbas públicas investir em projetos que tenha como finalidade, a construção de escolas, nas zonas rurais e em localidades menos favorecidas, para assim as idéias e pensamentos das pessoas, sejam trabalhadas desde do início dos seus anos e assim promover a estas pessoas o direito que a constituição brasileira garante.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada