Por Lariport
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Na série "Anne with an e", a protagonista desenvolve o costume de ler livros deste a infância, fato que contribui para ter habilidades cognitivas e criativas que estavam à frente de sua idade. Fora da ficção, no entanto, a importância da leitura tem sido negligenciada por boa parte dos brasileiros. Nesse viés, deve-se levar em consideração que a família, elemento fundamental no estímulo à leitura, e a escola primária, agente, também, mediador deste ato, possuem um papel crucial neste fato. Portanto, faz-se necessária a análise desses fatores, a fim de garantir importância à literacia.

Em primeiro plano, o hábito de ler é essencial para desenvolver capacidades relacionadas a interpretação, raciocínio lógico e conhecimentos gerais. Nesse sentido, o programa criado pelo Ministério da Educação, Conta para Mim, evidencia a necessidade do incentivo do ato de ler desde a infância, por intermédio da família, já que, é nesta fase da vida em que se iniciam o desenvolvimento da coordenação motora e o reconhecimento, por parte do cérebro, de atividades repetidas que são importantes. Percebe-se assim, que os pais são grandes agentes neste processo.

Ademais, o filme " Uma professora muito maluquinha", disponível na Netflix, retrata como a professora Catarina estimulava seus alunos a gostarem de ler diversos tipos de literatura, fazendo com que eles adquirissem aprendizados de vários âmbitos da vida. Em analogia à isso,
fica evidente, então, que a escola da primeira infância, exerce uma função significante, quanto mediadora deste ato.

Logo, a Família-célula mater da sociedade-deve, em parceria com as escolas, buscar introduzir hábitos de leitura nas crianças, através de atividades lúdicas que envolvam livros, com o objetivo de estimular habilidades cognitivas nelas. Dessa forma, pode-se concretizar e reafirmar a mensagem de importância da literacia trazida pela série.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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