Por Ella
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No livro "Por lugares Incríveis", o suicídio é considerado algo trivial e, os jovens Violet Markey e Theodore Finch, sofrem depressão e estão prestes a se suicidar, mas despertam um no outro a vontade de viver. De maneira análoga, muitas pessoas, principalmente os jovens, cometem suicídio, logo, é necessário ressaltar a importância da prevenção ao suicídio no Brasil. Ademais, salientar o papel da mídia como agente difusor dessa problemática.

Em primeira análise, nota-se a relevância na criação de políticas públicas. Ou seja, já existe a campanha do Setembro Amarelo, que estimula a divulgação sobre a depressão e suicídio. Porém, o número de adolescentes sem ânimo para viver e, de pessoas que consideram essa condição uma fraqueza e não, uma doença séria, ainda é demasiadamente alto. Por isso, há a necessidade da criação de mais medidas que visem a prevenção ao suicídio.

Outrossim, é prudente estar atento aos meios de entretenimento. Isto é, hodiernamente, a causa de muitos jovens cometerem suicídio, se deve à liberação de diversos conteúdos de entretenimento apresentados ao público. Por exemplo, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil Nationwide, afirmou que a taxa de suicídio aumentou entre os jovens de 10 a 17 anos, após o lançamento da primeira temporada da série norte-americana "Os 13 porques". Assim, é lícito afirmar que, ao liberar conteúdos como esse, a sociedade está "naturalizando o suicídio".

Portanto, é crucial a propagação da prevenção ao suicídio. Para isso, urge que o ministério da saúde (MS), órgão responsável por dispor condições para a proteção e recuperação da saúde, crie políticas públicas, através de investimentos, para a precaução e conscientização ao autocídio. Também, é premente que o Ministério da Educação (MEC), como responsável pela mídia, proíba, a exibição de conteúdos comprometedores da saúde pública.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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