A série ‘’Stranger Things’’ retrata o desaparecimento do jovem Will Byers, o qual retornava para sua casa após uma reunião com os amigos no momento do misterioso acontecimento. De maneira análoga, o desenrolar conturbado da busca pelo personagem na trama converge com o cenário brasileiro de indiligência acerca do combate à evasão social da população infanto-juvenil, dado que tal adversidade não recebe a devida priorização estatal no que concerne a instituição de políticas públicas de prevenção e solucionamento. Nesse sentido, não apenas a ineficiência investigativa, como também a escassez de ferramentas de procura são fatores que contribuem para a manutenção desse panorama problemático.
Em primeira análise, cabe pontuar que os órgãos governamentais de defesa e averiguação atuam, frequentemente, de forma ineficiente para elucidar os casos e impedir o avanço de novas ocorrências. De acordo com o artigo 227° da Constituição Federal de 1988, a sociedade, a família e o Estado devem assegurar à criança e ao adolescente o direito à segurança plena. Sob esse viés, é possível constatar que essa última esfera não cumpre o orientado, uma vez que carece de ações para fomentar a força policial a agir em conjunto com profissionais de perícia e, assim realizar buscas efetivas. Além disso, a necessidade fundamental de acionar as corporações investigativas de modo imediato não é amplamente difundida e, com efeito, o trabalho de localizar o indivíduo é dificultado, viabilizando o arquivamento da maioria das denúncias. Perante isso, apreende-se uma das razões da não resolução da maioria dos quadros e do avanço vertiginoso da menoridade desaparecida no país.
Em segunda análise, vale ressaltar, ainda, que os mecanismos de procura não garantem visibilidade a esse entrave e, portanto, não alcançam a integração imprescindível do corpo social. Dessa forma, o movimento ‘’Mães da Praça de maio’’, ocorrido durante a Ditadura Militar argentina, reuniu milhares de mães que protestavam contra os ínfimos procedimentos empregados para encontrar seus filhos. À vista disso, a conjuntura nacional atual enfrenta semelhante descaso público, porquanto, mesmo com o estabelecimento de um banco de dados digital, no qual os sujeitos sumidos são registrados, não a divulgação efetiva, monitoramento periódico e fiscalização da veracidade das informações fornecidas pelos usuários. Assim sendo, essas irregularidades tornam o sistema que deveria possibilitar uma expectativa de elucidação aos familiares, em um serviço falho eu constantemente não cumpre o idealizado. Por conseguinte, entende-se que essa negligência aflige os responsáveis pela criança e perpetua a inconclusão dos processos.
Em suma, é mister que medidas sejam tomadas para reverter os aspectos controversos relativos à desaparição de menores. Dessarte, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública estabeleça a criação de uma instituição especializada na determinação desses casos, o qual deve funcionar, especificamente, promovendo atendimento individualizado e executado por um grupo capacitado, por meio do investimento governamental e privado, a fim de que o proposto na Magna Carta seja praticado.
Raramente, um pouco mais.'' - Cecília Meireles
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.