Avatar do usuário
Por fhtNick
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#49307
Desde o iluminismo, entende se que para uma sociedade progredir, é necessário que um se mobilize com o problema do outro. Porém ao observar a questão da intolerância religiosa no Brasil, constata-se que os ideais iluministas permanecem em plano teórico. Dada essa perspectiva, é imperiosa a abordagem dos fatores que corroboram para essa problemática, como a irresponsabilidade estatal e o preconceito.
Primordialmente, afirma-se a falta de atenção do governo acerca desse obstáculo. Tal como afirma Jean Jacques Rousseau, o Estado é responsável por garantir a igualdade da população. Porém, tais ideais não se afirmam na prática, especialmente ao se abordar a falta de investimentos do estado acerca do incentivo da consciência religiosa no país, que é majoritariamente cristão. Por isso, infere-se que o Estado é deficitário ao lidar com tal questão.
Ademais, é cabível declarar a precária abordagem do ensino religioso nas escolas como um impulsionador do problema. Segundo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Logo, pode-se estabelecer um paralelo entre o deficiente ensino religioso da educação pública do país, com o crescente preconceito religioso, tendo em vista os ideais de Kant. Por isso, é inadmissível que o problema continue a perdura.
Portanto, medidas devem ser realizadas para a resolução do impasse. Dado este panorama, é mister que o governo federal, por meio do ministério da educação, reavalie a matéria de ensino religioso nas escolas públicas no país, tornando-a mais abrangente e inclusiva, a fim de combater o preconceito. Somente assim, a sociedade poderá estar de acordo com os ideais iluministas.
@Ashiley
@jherodrigues
@Flaviaa
@Geralcinoj
Se puderem corrigir ficarei grato! Obrigado desde já.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por fhtNick
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#49308
Quando fui digitalizar acabei esquecendo de mudar algumas coisas, e de deixar o Ministério da Educação e outros em maiúsculo kkk
0
Avatar do usuário
Por joanavitoria
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#49331
Olá! :) Não sou corretora nem nada hahah, mas li sua redação e, de acordo com os critérios de avaliação, eis aqui minha correção :D

Introdução

Esse sinal (*) representa os erros de gramática que eu captei e corrigi ao longo da leitura.

Desde o iluminismo, entende-se que,* para uma sociedade progredir, é necessário que um se mobilize com o problema do outro. Porém,* ao observar a questão da intolerância religiosa no Brasil, constata-se que os ideais iluministas permanecem em plano teórico. Dada essa perspectiva, é imperiosa a abordagem dos fatores que corroboram para essa problemática, como a irresponsabilidade estatal e o preconceito.

Achei uma boa introdução, já deu para perceber que você consegue organizar a estrutura da sua redação e possui um bom encadeamento de ideias.

Desenvolvimento I

Primordialmente, afirma-se a falta de atenção do governo acerca desse obstáculo (qual obstáculo?). Tal como afirma Jean Jacques Rousseau, o Estado é responsável por garantir a igualdade da população. Porém, tais ideais não se afirmam na prática, especialmente ao se abordar a falta de investimentos do Estado* acerca do incentivo da consciência religiosa no país (qual país? Especifique que você está falando sobre o Brasil.), que é majoritariamente cristão. Por isso, infere-se que o Estado é deficitário ao lidar com tal questão.

Só um adendo: Entendi que você quis dizer que o Estado é deficitário por falta de investimentos, porém achei que você poderia ter se aprofundado um pouco mais acerca dessa questão. Você poderia ter citado, por exemplo, que apesar da lei 9459/97 garantir que o Estado brasileiro é laico, não há uma lei específica que criminalize apenas a intolerância religiosa. No geral, é um bom desenvolvimento, você consegue organizar sua argumentação de forma clara e possui autoria própria. Só gostaria que você se atentasse a se aprofundar um pouco mais acerca da problemática desenvolvida.

Desenvolvimento II

Ademais, é cabível declarar a precária abordagem do ensino religioso nas escolas como um impulsionador do problema. Segundo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Logo, pode-se estabelecer um paralelo entre o deficiente ensino religioso da educação pública do país* com o crescente preconceito religioso, tendo em vista os ideais de Kant. Por isso, é inadmissível que o problema continue a perdurar*.

Mais uma vez, gostaria que você se aprofundasse mais a alguns aspectos da sua argumentação. Como se pode estabelecer esse paralelo entre o deficiente ensino religioso e a educação pública? Algum dado referente a isso seria útil para validar sua argumentação. Uma dica para reforçar sua tese seria colocar relações de causa/consequência, responder a questões como: O que esse problema me lembra? Por que isso é um problema? O que impede esse problema de ser resolvido?

Conclusão:

Portanto, medidas devem ser realizadas para a resolução do impasse. Dado este panorama, é mister que o governo federal, por meio do ministério da educação, reavalie a matéria de ensino religioso nas escolas públicas no país, tornando-a mais abrangente e inclusiva, a fim de combater o preconceito. Somente assim* a sociedade poderá estar de acordo com os ideais iluministas.

Sua proposta de intervenção é coerente, apresentando todos os critérios requeridos. :)

No geral, sua redação é boa, apresenta bons argumentos, sabe articular as partes do texto e apresenta bom repertório. Só se atente a aprofundar sua argumentação para que ela não fique muito rasa! Abraços <3

medicina, direito, administração, engenharia: são atividades nobres e necessárias à vida. mas a poesia, beleza, romance, amor... são as coisas pelas quais valem a pena viver. - dead poets society.
0
Avatar do usuário
Por fhtNick
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#49364
Oi @joanavitoria obrigado pela correção, eu acabei não conseguindo me aprofundar direito nos argumentos por conta do espaço, eu fiz no caderno respeitando o limite de 30 linhas, e eu vi que se eu fosse me aprofundar eu ia acabar passando o limite. Acredito que eu teria que organizar minhas ideias de forma mais resumida pra resolver esse problema.
0
Avatar do usuário
Por Flaviaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#53877
Opa, @fhtNick, desculpe a demora, creio que como já há uma correção talvez não seja necessária a minha. Sinta-se a vontade para mencionar-me em seu próximo texto!

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
65 Exibições
por Gna828287282
0 Respostas 
227 Exibições
por Kaianny
0 Respostas 
75 Exibições
por m1r3l4
1 Respostas 
158 Exibições
por outsiderXXX
0 Respostas 
77 Exibições
por namu
0 Respostas 
81 Exibições
por Guilhermey23
3 Respostas 
443 Exibições
por FernandaCSo
0 Respostas 
156 Exibições
por marolinda
0 Respostas 
83 Exibições
por Eduarda3456
0 Respostas 
94 Exibições
por Agnesntj

De acordo com o Artigo 5º da Constitui&ccedi[…]

Muito tem se discultido sobre a atual situaç[…]

Globalização x evolução humana

As características analógicas sobre […]

Fome no Brasil.

Chimamanda Adichie afirma que a mudança do […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM