Por manuc22
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#49294
Na obra audiovisual norte-americana "Grey's Anatomy" produzida pela emissora ABC, aborda-se a rotina de médicos em um hospital de emergência . Em sua 7 temporada, os médicos perderam uma paciente pois a ambulância demorou a chegar decorrente do transito em Seattle. Apesar de ser uma ficção estadunidense, tal perspectiva pode ser relacionada com a mobilidade urbana no Brasil. Assim, como forma de atenuar essa problemática na sociedade brasileira, é essencial analisar seus principais fatores motivadores, dentre os quais destacam-se a falha no âmbito escolar e a negligência estatal.
Em primeiro plano, cabe notar o papel do ensino na formação de indivíduos engajados. Paulo Freire, marcante educador brasileiro, afirma que é papel das instituições escolares a formação de indivíduos críticos e autônomos. Esse pensamento explicita a importância da incorporação do debate no currículo didático, a respeito da mobilização social, visto que a falta de conhecimento das crianças e adolescente, reflete em não saber como evitar a mobilidade urbana, posto que a escola não propõe projetos que permitem ao aluno refletir sobre a mobilidade urbana. Desse modo, contata-se que a falta da abordagem escolar compromete a construção de um futuro adulto mais consciente.
Em segundo plano, é essencial salientar a displicência estatal como agravadora da mobilidade urbana no Brasil. Sob esse viés, Monstesquieu, filósofo iluminista, em sua obra "O espírito das leis" constrói um conceito de Estado em que o governo deveria ser um mero executor das vontades da população. No contexto atual, em tese, seu modelo foi adotado, porém, na prática o ideal montesquiano não tem reverberado, visto a precariedade de investimentos em transportes públicos. Dessa forma, é notório, que tais precariedades são um empecilho, posto que permeia a passividade popular, no que tange ao bem-estar coletivo.
Torna-se evidente, portanto que a falha ambiente educacional e negligência governamental são grandes barreiras para a sociedade moderna. A fim de construir futuros adultos mais conscientes e preocupados, o Poder Público, por meio do Ministério da Educação deverá criar aulas de debate focando em maneiras de evitar a mobilidade urbana no futuro. Isso deverá ser feito a partir da reestruturação do currículo escolar a partir do 1 ano do Ensino Médio. Ademais, o Governo Federal, por intermédio da mídia, deverá criar ficções engajadas que abordem o trânsito de forma crítica, com a finalidade de incentivar a população a utilizar os meios de transportes públicos. Com isso, será possível idealizar uma futura sociedade em que a mobilidade urbana não seja mais uma problemática, e que acontecimentos como em "Grey's Anatomy" fique apenas na ficção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Por Ruffo
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#49299
Fiquei um pouco confuso com a primeira proposta de intervenção. Mobilidade urbana é algo essencial para toda e qualquer sociedade, não acho que existam maneiras de "evitar a mobilidade urbana". Já a segunda está boa, só faltou especificar um pouco mais o agente, já que o "governo federal" é um orgão muito vasto, cheio de pastas e departamentos.
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