Em primeiro plano, cabe notar o papel do ensino na formação de indivíduos engajados. Paulo Freire, marcante educador brasileiro, afirma que é papel das instituições escolares a formação de indivíduos críticos e autônomos. Esse pensamento explicita a importância da incorporação do debate no currículo didático, a respeito da mobilização social, visto que a falta de conhecimento das crianças e adolescente, reflete em não saber como evitar a mobilidade urbana, posto que a escola não propõe projetos que permitem ao aluno refletir sobre a mobilidade urbana. Desse modo, contata-se que a falta da abordagem escolar compromete a construção de um futuro adulto mais consciente.
Em segundo plano, é essencial salientar a displicência estatal como agravadora da mobilidade urbana no Brasil. Sob esse viés, Monstesquieu, filósofo iluminista, em sua obra "O espírito das leis" constrói um conceito de Estado em que o governo deveria ser um mero executor das vontades da população. No contexto atual, em tese, seu modelo foi adotado, porém, na prática o ideal montesquiano não tem reverberado, visto a precariedade de investimentos em transportes públicos. Dessa forma, é notório, que tais precariedades são um empecilho, posto que permeia a passividade popular, no que tange ao bem-estar coletivo.
Torna-se evidente, portanto que a falha ambiente educacional e negligência governamental são grandes barreiras para a sociedade moderna. A fim de construir futuros adultos mais conscientes e preocupados, o Poder Público, por meio do Ministério da Educação deverá criar aulas de debate focando em maneiras de evitar a mobilidade urbana no futuro. Isso deverá ser feito a partir da reestruturação do currículo escolar a partir do 1 ano do Ensino Médio. Ademais, o Governo Federal, por intermédio da mídia, deverá criar ficções engajadas que abordem o trânsito de forma crítica, com a finalidade de incentivar a população a utilizar os meios de transportes públicos. Com isso, será possível idealizar uma futura sociedade em que a mobilidade urbana não seja mais uma problemática, e que acontecimentos como em "Grey's Anatomy" fique apenas na ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.