Deve-se destacar de início, a crise econômica em decorrência da pandemia, como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, segundo Rousseau, na obra "Contrato Social" cabe ao Estado viabilizar ações qur garantam o bem-estar coletivo. No entanto, nota-se, no Brasil, que os desafios para enfrentar a crise econômica, rompendo com as defesas do filósofo iluminista, uma vez que com a chegada da pandemiaa economia foi enfraquecida pelo necessário isolamento social, o que ocasionou em pessoas desempregadas e fechamento de comércios e empresas em geral. Dessa forma, é inaceitável que, em pleno terceiro milênio, a população ainda sofra com uma crise economica, além de passar por todo o caos de uma pandemia, violando o que é exigido constitucionalmente.
Outossim, vale ressaltar que a situação é corroborada pela crise política. No decorrer sa formação do Estado brasileiro, crises economicas se fizeram presente durante parte significativa do processo. Isso aliado a crise política contribui para que esse problema persista atualmente. Portanto, é fundamental uma reforma política, para que elas não afetem diretamente na economia de um país.
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o Ministério da Economia promova planos contra crises econômicas que sejam colocados em prática quando for necessário a sua intervenção, de forma que não deixe as famílias brasileiras desamparadas diante de tais períodos. Além dessas, outras medidas devem ser tomadas, porém de acordo com Oscar Wilde, "O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.