Em primeiro plano, urge analisar que a Constituição Federal, declara que todos que residem no Brasil possuem direito a educação, porém, segundo dados do IBGE aproximadamente 11 milhões de brasileiros são analfabetos, o alto índice deve-se a desigualdade social vigente no país, visto que a parcela menos favorecida da população muitas vezes deixa de frenquentar a escola para trabalhar. Consoante Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, mas infelizmente essa transformação não acontecerá para aqueles que são privados do acesso a educação.
Outrossim, é importante ressaltar que as estruturas das escolas públicas encontra-se sucateadas o que atrapalha o processo de ensino aprendizagem e desmotiva tanto o corpo docente quanto os alunos. Ademais, o território brasileiro é vasto, o que causa a segregação espacial no âmbito da educação, dessa forma os alunos que moram distante da escola mais próxima tem o seu desepenho afetado ou acaba abandonando a sala de aula por causa das dificuldades. Por meio da manutenção dessa estrutura, o Brasil reforça a desigualdade e cria uma sociedade estamental.
Portanto, considerando os problemas para solucionar a questão do analfabetismo como a desigualdade social e a ausência de estrutura nas escolas, medidas são necessárias. Assim, cabe ao Estado investir nas esferas menos favorecidas para diminuir os altos índices de analfabetismo. Além disso, é importante que as escolas criem um programa com o intuito de fazer com que as pessoas que deixaram a escola retornem e mude a forma de ensino tornando-a mais dinâmica para manter aqueles que ainda não abandonaram a sala de aula.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.