Em primeira análise, cabe ressaltar o excesso de presos como um desafio no Brasil. De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério Público, existe, no país, quase três vezes mais presos do que o número oficial de vagas, implicando em uma grande superlotação. A partir desta pesquisa, é possível concluir que o sistema carcerário brasileiro está sobrecarregado, gerando diversos problemas, como a falta de saneamento e até mesmo a formação de organizações criminosas, o que impede a recuperação dos presidiários. Entende-se, dessa forma, que a superlotação das penitenciárias causa, diretamente, aumento da criminalidade ao inibir a reabilitação dos presos.
Outrossim, é imperativo salientar a falta de meios para a ressocialização dos detentos como um agravador da situação. Segundo o filósofo positivista Augusto Comte, é dever do Estado garantir o progresso da sociedade. Contudo, o Estado brasileiro não oferece formas para a reinclusão dos presidiários na sociedade, o que, assim como a superlotação, não permite sua recuperação e consequentemente irá, no futuro, contribuir para o aumento dos índices de criminalidade. Logo, percebe-se que a inoperância do poder público amplia a problemática, sendo prejudicial para a sociedade.
Em suma, os problemas do sistema carcerário devem ser superados. Dessa forma, urge que o Poder Executivo, por meio do Ministério da Segurança Pública, deve realocar recursos orçamentários, a fim de construir mais penitenciárias, ampliando o número de vagas e dessa maneira, acabando com a superlotação. Além disso, o poder público, através do Ministério da Cidadania, deve elaborar um programa social que ofereça aos presidiários capacitação profissional e emprego, visando a ressocialização dos mesmos. Feito isso, o livro de Drauzio Varella irá, finalmente, deixar de refletir os presídios brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.