O termo Capacitismo pode atingir as pessoas com deficiência de diversas maneiras, ele vai desde uma agressão verbal ou tratamento de piedade até uma arquitetura inacessível. Além de que essas pessoas são vistas como inválidas na sociedade, e vezes, quando conseguem oportunidades acaba sendo entendido como heroísmo e supervalorização por quem o pratica, de tão estrutural e inconsciente que é a discriminação em razão da deficiência.
Mesmo existindo a Lei de Cotas que garante a contratação de PcD, apenas 1% dessas pessoas estão no mercado de tabalho. Isso mostra como o movimento pela inclusão ainda precisa evoluir bastante. Na novela "Haja Coração" da emissora Rede Globo a personagem a Shirley retata as dificuldades para conseguir emprego por ter uma deficiência. A novela foi de uma grande importância para a visibilidade sobre o capacitismo, o que já um primeiro passo para agir contra essa discriminação.
Portanto, para combater o capacitismo é necessário que haja visibilidade sobre o assunto, educando, esclarecendo sobre seus impactos na sociedade e no ambiente de trabalho, por meio de palestras, vídeos, depoimentos. Dessa maneira construindo uma sociedade com mais acessibilidade e inclusão para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.