Em primeiro lugar, o ser humano busca se sentir integrante de um meio social. De acordo com Guy Debord, no livro “A sociedade do espetáculo”, a população moderna vive em prol de uma performance constante, para agradar aos outros. Isso significa que ocorre uma distorção da realidade, criando, assim, um mundo ilusório em que o indivíduo consiga se sentir parte de um molde. Consoante a isso, pode ser citado o filme “O Show de Truman”, no qual o protagonista vive um reality show, obrigando-o a se adequar à vida que lhe foi programada. Diante disso, evidencia-se a importância de aceitar as diferenças pessoais.
Além disso, consequentemente, o psicológico pode ser afetado por essa falsa perfeição propagada. Nessa perspectiva, por não conseguir se equiparar aos padrões dominantes vistos nas selfies, o indivíduo acaba por ser excluído do meio coletivo. Sob esse viés, o físico Albert Einstein acredita que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade, o que, de fato, relaciona-se com a valorização exacerbada dos números alcançados nas redes sociais. Assim, a mentalidade acerca do mundo cibernético precisa ser esclarecida e orientada.
Portanto, é preciso uma intervenção para evitar consequências da “cultura do espelho”. Urge que o Ministério da Comunicação — principal órgão responsável pelos meios midiáticos e informativos —, crie, por meio de verbas estatais, uma comissão responsável por fiscalizar as possíveis propagandas que promovam padrões estéticos ofensivos às diferenças, com a finalidade de fazer com que as pessoas aceitem suas características. Dessa forma, as pessoas não precisarão viver em uma sociedade do espetáculo como a de Guy Debord.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.