Por Carlospedrohenrique
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Segundo a Constituição Federal, a educação é um direito que deve ser estabelecido a todos, com a colaboração da instituição familiar e do Estado. Contudo, infelizmente, a lei que prevê tal obrigação, não tem seu total propósito cumprido, visto que a sociedade brasileira ainda apresenta um grande índice de analfabetismo, que se estende desde a base juvenil até às mais avançadas. Por isso, é preciso examinar os fatores que levam o Brasil, ainda nos dias atuais, aos desafios do processo de alfabetização de seus indivíduos jovens, adultos e idosos
Primeiramente, é preciso destacar que, com o processo de desigualdade social que afeta o país, muitos jovens acabam tendo que desde cedo buscar meios para ajudar na contribuição de renda em suas famílias. Sendo assim, a evasão escolar, que se dá por resultado dessas medidas tomadas por eles, ocasiona na saída do corpo e mente do adolescente das instituições de ensino, que perpetua, assim, na dificultação do seu pleno desenvolvimento na escrita, leitura e oralidade. Desse modo, a alfabetização dos jovens brasileiros fica comprometida, o que leva o indivíduo a carregar essa raptura intelectual para as outras fases da sua vida.
Além disso, o sucateamento da educação pública é outro fator que impulsiona na dificuldade da formação básica dos cidadãos na sala de aula. Nessa situação, a corrupção em várias esferas da rede pública de ensino, por políticos do Estado, leva na diminuição e precarização de materiais escolares, como livros didáticos, carteiras e lousas para aula. Diante disso, cria-se um sentimento de fraqueza na educação de base, o que desestimula o desejo do aluno para com sua aprendizagem.
Portanto, os desafios do processo de alfabetização, devem ser superados. É de extrema importância que todos possam gozar de suas plenas capacidades intelectuais. Para isso, o Governo, precisa, por meio do Ministério da Educação e da Polícia Federal, criar um projeto de base educacional e fiscal, que vise no investimento massivo na educação primária e secundária, ao mesmo tempo que fiscalize os gastos, que serão fixados a União. Para que com isso, o direito a educação total, assegurado pela constituição, seja de uma vez por todas, estabelecido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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