As redes influenciam o comportamento do indivíduo, seu grande alcance na sociedade contribue,também, para difusão dos discursos de ódio que acarretam manifestaçoes de violência. A Carta Magna de 1988, assegura a liberdade de expressão como direito fundamental porém, quando se trata de opniões que incitem violência estão desrespeitando tal direito da pessoa humana. E portanto, devem ser punidos pela forma da lei. Um exemplo, desse tipo de crime de ódio realizado nos meios digitais foram as ameaças sofridas por prefeitas e vereadoras eleitas democraticamente nas ultimas eleiçoes no Brasil. Diante de tal abuso fica explícito a importância da conscientização das pessoas sobre o uso adequado das redes.
Além do mais, outro perigo presente nesse meio está relacionado a utilização das redes para divulgação de ideologias fundamentalistas que pregam o ódio e ainda são responsáveis por ataques terroristas ao redor do mundo. Esse cenário se acentuou,principalmente, em meados de 2017 quando noticiou-se bastante casos de jovens que estavam sendo aliciados para se aliar ao grupo terrorista Estado Islâmico. Dessa forma, criminosos buscam influenciar as pessoas por meios desse novo meio que se tornou a internet. Nesse sentido esse é um aspecto preocupante.
Logo, é essencial que as pessoas se atentem sobre as redes e também sobre o tipo de conteúdo que está disponível nela,para evitar problemas futuros. Assim, é de responsabilidade do indivíduo buscar denunciar supostas notícias,opniões,comentários ou postagens que agridam com conteúdo ofensivo nas própias plataformas dos aplicativos que já possuem tais tecnológias. Bem como, buscar denunciar se foi vítima ou presenciou alguma desses discursos de ódio buscar denuncia-los nas Delegacias de Crimes Virtuais, que são responsáveis por investigar e punir quem pratica crimes na internet. Desse modo, terá-se um grande avanço quanto a essa questão e contribuir para um ambiente virtual mais seguro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada